NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Atingidos das comunidades do Beco, Cabeceira do Turco, Turco e Sapo participam da Primeira Assembleia Geral de 2020

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″ shape_dividers=””][vc_column][vc_column_text]Aconteceu na noite de quarta feira dia 29 de janeiro, a primeira Assembleia do ano com os Atingidos das Comunidades do Beco, Cabeceira do Turco, Sapo e Turco em Conceição do Mato Dentro.

As comunidades atendidas pela Assessoria Técnica Independente (ATI 39) do Nacab se reuniram na sede da Associação Comunitária de São Sebastião do Bom Sucesso (ASCOB), para discutir e deliberar sobre o Plano de Ação da ATI 39 para o ano de 2020 e também definir os primeiros passos do trabalho de Avaliação de Bens e Propriedades para suporte às Negociações do Programa de Negociação Opcional e para o Programa de Negociação Fundiária.

A Assembleia foi conduzida pela Coordenação Geral da ATI 39 e contou com forte presença da comunidade. Com a apresentação do Plano de Ação, ficou consolidada a necessidade de construção de documentos robustos e bem embasados, como pareceres, laudos e outros documentos que atestam as demandas e necessidades dos atingidos frente aos impactos produzidos pelo empreendimento minerário.

Por outro lado, com a apresentação dos primeiros passos do trabalho de Avaliação de Bens e Propriedades para suporte às Negociações do Programa de Negociação Opcional e para o Programa de Negociação Fundiária ficou acertada a necessidade da contribuição de todos para o alcance dos objetivos do programa que visa definir uma justa indenização a todos o que optarem por qualquer plano de negociação envolvendo suas propriedades.

Além destes pontos, foram discutidas outras questões com o objetivo de construir caminhos que possam garantir os direitos dos atingidos, visando a construção de uma Pauta Coletiva que irá melhorar a participação das comunidades nos processos de indenização, de reativação econômica e no acompanhamento dos programas, condicionantes e ações da empresa na região.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo