NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens
Foto 20 - Carlos Roberto, o seu Juquinha, morador de Pindaíbas, em Pequi. (Bárbara Ferreira)

Jornal ReparAção – Edição 4: quando teremos nosso rio de volta?

Estamos de volta ao dia-a-dia da Região 3!

Com enorme felicidade, a Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab apresenta a 4ª edição do jornal ReparAção! Apesar das limitações impostas pela pandemia, retomamos gradualmente, desde março, as atividades presenciais no território.

As ações em campo têm nos permitido realizar o levantamento cuidadoso dos danos causados pelo rompimento, trabalho essencial para a construção da Matriz de Danos, que explicamos pra vocês nesta edição. Além disso, temos avançado na organização das comissões, contribuindo para a efetiva participação das pessoas atingidas. Um grande desafio tem sido garantir a participação de mais pessoas e comunidades, o que tem movido diversas ações de ampliação de contatos na região.

Trazemos ainda atualizações sobre a implementação do acordo e seus anexos. Entre as ações previstas, existe a criação de um fundo financeiro para projetos de recuperação econômica das comunidades, inclusive com a oferta de microcrédito; a implementação do Programa de Transferência de Renda e a implementação de projetos de fortalecimento de políticas públicas nos municípios, a partir de uma consulta pública sobre as áreas prioritárias.

Este jornal é um convite para conhecer mais sobre o trabalho do Nacab. Pelo direito das pessoas atingidas a serem assistidas por uma Assessoria Técnica Independente que fale sua língua, a terem autonomia sobre o processo e soberania sobre seu próprio modelo de desenvolvimento, é que estamos presentes na Região 3!

Desejamos uma ótima leitura!

Clique aqui para ler o JORNAL REPARAÇÃO.

Categorias de conteúdo