NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB dá início às reuniões de validação do Plano de Trabalho com as comunidades da Região 3 da Bacia do Rio Paraopeba

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″ shape_dividers=””][vc_column][vc_column_text]Na semana do dia 14 a 19 de agosto acontecem as reuniões de produção do Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente (ATI).


O objetivo desses encontros é apresentar, discutir e validar as linhas de trabalho e as ações propostas pela assessoria técnica. Dentre os eixos trabalhados, três estão sendo discutidos mais a fundo com as comissões, que são: Relacionamento com os atingidos, Desenvolvimento territorial e Ações emergenciais. Durante essa semana as equipes estarão em campo para visitar as 21 comissões distribuídas ao longo dos dez municípios atingidos.


Após cumprir a etapa de validação junto aos atingidos, o plano de trabalho será finalizado e entregue ao Ministério Público no início de setembro. O desafio continua e até a segunda feira, dia 19 de agosto todas as comissões terão sido visitadas e as sugestões e críticas acolhidas para que sejam consideradas no documento final.


O Planos de Trabalho será desenvolvido na Região 3 atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que contempla dez municípios às margens do Rio Paraopeba. Três equipes estão se reunindo com as 21 comissões de atingidos dessa região para apresentar e validar a proposta, que será prestada durante quatro anos, conforme escolha feita pelas comissões no processo seletivo realizado pelas instituições de justiça envolvidas no processo de reparação do crime ambiental ocorrido em janeiro deste ano. Todas as comissões visitadas aprovaram o plano de trabalho, elogiando a forma como o NACAB vem atuando junto às comissões e às comunidades.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo