NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB e Prefeitura de Ponte Nova encaminham ações pela consolidação da unidade de conservação do Rio Piranga

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]

Entidades buscam consolidar a Unidade de Conservação do Rio Piranga, afluente do Rio Doce.

Na última segunda-feira, dia 23, representantes do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens – NACAB e da Prefeitura Municipal de Ponte Nova se reuniram na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para dar continuidade aos encaminhamentos para a consolidação da Unidade de Conservação do Rio Piranga.

A atividade é uma parceria formalizada por meio do convênio 072 assinado entre a prefeitura e o NACAB no dia 12 de agosto de 2015 e prevê a união de esforços das partes na adoção de medidas de implementação física da Unidade de Conservação do Rio Piranga, criada pela Lei Municipal nº 3.225/2008.

Cinco homens e uma mulher reunidos ao redor de uma mesa redonda.Na oportunidade, foi feita uma análise sobre o grave desastre ambiental ocorrido em Mariana com o rompimento da barragem de rejeitos da SAMARCO. Ressaltou-se a importância ainda maior da Unidade de Conservação, visto que o Rio Piranga é um dos afluentes do Rio Doce e assim como os outros afluentes, deve receber todo cuidado necessário para sua preservação e, futuramente ter condições de devolver ao Rio Doce algumas espécies nativas que foram extintas pela lama da SAMARCO.

No que se refere às ações, está em processo o registro da UC Rio Piranga no Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC. Foi discutida nesta reunião, uma proposta de composição do Conselho Consultivo de Gestão da UC do Rio Piranga de forma paritária, a saber: Representantes do Poder Público – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar do Meio Ambiente, Instituto Estadual de Floresta e Departamento Municipal de Água e Esgoto. Representantes da Sociedade Civil – Associação de moradores das Comunidades do entorno do Rio Piranga, ONG Puro Verde, Instituto Federal de Minas Gerais, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Piranga e Associação Comercial.

A equipe está elaborando o projeto para captação de recursos para futura elaboração do Plano de Manejo da UC do Rio Piranga e em breve, este será apresentado ao CODEMA de Ponte Nova. Também está em fase de elaboração o Plano de Mobilização e de Marketing para a realização dos trabalhos de sensibilização da comunidade pontenovense, em especial, as comunidades do entorno que serão as principais parceiras na defesa e preservação do Rio Piranga.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo