NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens
Foto 32 - Ação Nacab Itinerante em Esmeraldas. (Márcio Martins)

Nacab inaugura atendimento itinerante em Esmeraldas

Objetivo é ampliar contatos e facilitar acesso das pessoas atingidas a informações sobre o processo de reparação na Região 3 do Paraopeba 

A Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba iniciou na última semana o Nacab Itinerante, uma estrutura móvel voltada para aproximar as equipes dos territórios da Região 3 da bacia do Paraopeba com as pessoas atingidas. A ação piloto foi realizada no último sábado e na terça-feira (21 e 24 de agosto), na comunidade de São José, em Esmeraldas. 

Seu Francisco Alves, que é morador do Condomínio Paraíso das Esmeraldas, recebeu os analistas do Nacab na portaria do condomínio e auxiliou avisando da atividade aos moradores que se interessam em conhecer a ATI. “Hoje a gente pode contar com o apoio da Assessoria Técnica que nos orienta da melhor forma sobre os nossos direitos, sobre o que é obrigação da Vale e de como buscar esses direitos”, disse Seu Francisco.  

Segundo as analistas de campo multidisciplinar, Lívia Cristine e Celiane Xavier, que atuam junto à comissão de São José, em Esmeraldas, a atividade foi desenvolvida em conjunto com a comissão de atingidos. “Todas as nossas ações de participação e engajamento são planejadas em parceria com as pessoas atingidas da comissão. O objetivo é fortalecer cada vez mais a comunidade na luta pela reparação justa e integral”, ressaltou Lívia.  

A atividade está em avaliação e deve ser ampliada para as outras comissões de atingidos do município de Esmeraldas. “Essa ouvidoria do Nacab, que são esses escritórios volantes, deve ser uma metodologia que vamos reproduzir nas outras comunidades de Esmeraldas. Avaliamos que tem sido uma experiência muito exitosa”, destaca o coordenador de campo do escritório de Esmeraldas, Jean Costa.  

Além da participação das analistas que atendem a comunidade de São José e do coordenador de campo, o trabalho também contou com o apoio do analista Guilherme Fonseca, que atua nas comunidades de Vista Alegre e Fazenda da Ponte. O Nacab Itinerante seguiu os protocolos de prevenção à covid, além de levar cartazes reforçando a campanha de prevenção à covid da instituição, com o mote “Prevenir que é Bom”.   

Confira o vídeo da primeira ação do Nacab Itinerante, em São José, Esmeraldas:  

Veja as fotos da atividade:

Reportagem, vídeo e fotos: Marcio Martins
Assessoria de Comunicação ATI Paraopeba Nacab 

Categorias de conteúdo