NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Onde está nossa água?

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]É com indignação que os moradores das comunidades do entorno da mineração se perguntam: Onde está nossa água?

É alarmante a situação das comunidades do Beco, Cabeceira do Turco, Sapo e Turco! Todos os dias tem sido recorrente a falta de água nas torneiras e caixas d’água das residências de moradores das áreas impactadas pela mineração.

A empresa, com suas escavações e com toda a destruição que provoca no meio ambiente, simplesmente tem destruído também as fontes de água natural e os poços que foram perfurados e sempre foram usados pelos moradores. Assim, aquelas comunidades habituadas a usufruir de água de excelente qualidade e sem custos, passam a depender de caminhões pipa que são disponibilizados pela empresa

A torneira seca da Associação de Moradores de São Sebastião do Bom Sucesso (ASCOB).

Mesmo assim, essa água, de origem e de qualidade questionável, nem sempre está à disposição dos moradores, que se veem obrigados a depender da boa vontade do empreendedor para poderem usufruir de um direito fundamental.

Não bastando a convivência diária com todos os impactos que a mineração traz, como a destruição do meio ambiente, poeira, barulho, abalos nas estruturas das residências, devido às explosões constantes para a exploração do minério; insegurança e medo, a falta de água carrega inúmeros problemas sociais, culturais e de saúde.

Para além da falta d’água, outro problema tem assombrado os moradores e está vinculado à qualidade. Existem relatos de que a água fornecida pela empresa por vezes vem com cheiro forte ou contendo lodo.

Nestas condições, coisas simples como abrir uma torneira e lavar as mãos se tornam um grande transtorno.

Você sabe o que é não poder lavar as mãos? Um ato cotidiano, tão banal no dia a dia de qualquer pessoa, é proibido para os moradores das comunidades que também convivem diariamente com todos os problemas que a mineração traz!

Em resumo: a água não sai das torneiras nem dos chuveiros porque simplesmente não está nas caixas d’água! As nascentes, que abastecem essas famílias há gerações, foram destruídas em nome de um suposto progresso.

A pergunta que não quer calar é uma só: Onde está nossa água? A resposta, como todos sabem, é que nossa água está no mineroduto, levando a riqueza da nossa terra para outros países, carregando consigo a história do nosso povo…

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo