As ações dos técnicos da Assessoria Técnica Independente 39 para trazer atendimento às pessoas das comunidades está rendendo frutos, principalmente no que toca a saúde psicológica. Uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial de Conceição do Mato Dentro e a equipe da ATI 39 oferecerá atendimento psicológico gratuito aos atingidos pela expansão da Mina do Sapo, assessorados pela equipe do NACAB. 

O acompanhamento terapêutico das pessoas atingidas será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Conceição do Mato Dentro, com a evolução dos casos sendo acompanhada pela psicóloga da ATI 39. Para o primeiro atendimento, os atingidos devem comparecer ao CAPS em algum dos horários contidos no quadro abaixo, com posse do Relatório de Acolhimento Psicológico elaborado pela psicóloga do NACAB. Após o primeiro contato do profissional do CAPS com o paciente será iniciado o acompanhamento psicológico de acordo com o caso clínico.

Essa é uma das conquistas dos atingidos, em parceria com o Nacab, que merece ser aplaudida e comemorada, levando em conta a importância da saúde mental para a qualidade de vida e o quanto as pessoas que sofrem com os impactos da mineração estão vulneráveis a estresse e outros fatores que afetam os fenômenos emocionais.