Assessoria Técnica Independente – ATI 39

Projeto que atende as comunidades do Beco, Cabeceira do Turco, Sapo e Turco, no município de Conceição do Mato Dentro/MG, atingidas pelo Projeto de Expansão da Mina do Sapo, da empresa Anglo American. A ATI foi contratada em cumprimento à condicionante 39 da licença para operação da fase 3 do empreendimento.

Assessoria Técnica Independente – Região 3

O Nacab iniciou em julho deste ano o Trabalho de Assessoria Técnica Independente às pessoas e Comissões de Atingidos da chamada região 3, que contempla as comunidades de Caetanópolis, Paraopeba, Quilombo da Pontinha, Beira Córrego e Retiro dos Moreiras, Pequi e Pindaíbas, Córrego de Areia e São José da Varginha e Três Barras, Soledade, Povoado de Cachoeirinha, Fundão, Mata da Juliana, Taquara, Padre João, Bambus, Vinhático, Cachoeirinha, São José, Vista alegre, Riacho, Papagaios, Valentim, Ribeirão do Ouro, Marinheiros, Maravilhas, Córrego do Barro, Chacreamento Paraopeba, Chacreamento Vargem Grande e Muquém. Todas as comunidades estão situadas na calha do Rio Paraopeba, que foi severamente afetado pelos rejeitos provenientes do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão (Brumadinho) da Mineradora Vale S.A, ocorrido em janeiro deste ano.

Assessoria Jurídica — Atingidos dos municípios Teixeiras e Pedra do Anta

O projeto atua na área de assistência jurídica às vítimas de violações dos direitos humanos e acesso à justiça.

Projetos concluídos


Piscicultura em Tanques-redes e capacitação em cooperativismo

Termo De Fomento Publicado Número 1491001019/2019 Minas Gerais
Parceria de Saída de Recursos

O projeto atuou na área de geração de trabalho e renda e consistiu na implantação de tanques-redes para a criação de peixes. Teve início em janeiro de 2013 encerrado em março de 2017. Foi financiando pela empresa Brookfield Energia Renovável. O projeto envolveu 40 famílias de pescadores atingidos pela Usina Hidrelétrica Barra do Braúna em Laranjal – MG.

Viveiro de mudas de seringueira e plantas nativas

Termo De Fomento Publicado Número 1491001019/2019 Minas Gerais
Parceria de Saída de Recursos

O projeto da área de geração de trabalho e renda implantou um viveiro com a capacidade de 300.000 mudas de seringueira. Teve início em janeiro de 2013 encerrado em março de 2017. O projeto foi financiado pela empresa Brookfield Energia Renovável e contempla 80 famílias de agricultores.

Assessoria Jurídica (Comunidade Nova Soberbo)

O projeto atou na área de assistência jurídica às vítimas de violações dos direitos humanos e acesso à justiça.

Visto Verde

– Acompanhamento dos casos de violação dos direitos humanos ocasionados na instalação da PCH Fumaça e Emboque.
– Laudos técnicos de EIA/RIMAs de empreendimentos hidrelétricos projetados para os afluentes do rio Doce;
– Laudos de avaliação de imóveis rurais atingidos por obras de infra estrutura (como hidrelétricas, mineroduto e mineração);