NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Quanto vale uma ação social?

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]Os moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, de Maceió (AL), serão realocados após um acordo entre os Ministérios Públicos Estadual e Federal, as Defensorias Públicas do Estado de Alagoas e da União e a empresa Braskem. Os habitantes encontravam-se em situação de risco causada pelas atividades da empresa na região, onde atua na extração de Sal Gema, um tipo de cloreto de sódio utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC.

Os problemas começaram em fevereiro de 2018 após uma forte temporada de chuvas e um tremor de terra. Segundo um relatório feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a exploração de sal-gema, feita de forma inadequada, desestabilizou as cavernas subterrâneas que já existiam nos bairros, causando o afundamento do solo e, consequentemente, as rachaduras.

Na sexta-feira, dia 03 de janeiro de 2020, o Termo de Acordo para Apoio a Desocupação das Áreas de Risco foi protocolado na Justiça Federal. O termo prevê a abertura de uma conta por parte da empresa na qual será depositado o valor mínimo de R$1,7 bilhão, visando cobrir as despesas do atendimento a 17 mil pessoas. Caso a quantia seja insuficiente, o empreendedor deverá fazer aportes financeiros que garantam, no mínimo R$100 milhões até que todos os atingidos das áreas delimitadas estejam contemplados.

No mesmo dia as ações da companhia subiram 8.03% na bolsa de valores. Com a alta, o valor de mercado da petroquímica era estimado em 27,7 bilhões de reais, demonstrando que ações de responsabilidade social refletem o compromisso do empreendedor com o meio e aumentam a confiança dos investidores na empresa, em uma relação de troca na qual todas as partes envolvidas só tem a ganhar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo