NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Vale rejeita proposta de novo auxílio apresentada por Instituições de Justiça

A mineradora Vale, por meio dos seus advogados, protocolou na última sexta-feira (9 de outubro) um documento rejeitando de forma integral a proposta do Novo Auxílio Econômico apresentada pelas Instituições de Justiça – IJs no dia 02 de outubro. A nova proposta foi construída em parceria entre os atingidos e assessorias técnicas, levando em consideração as demandas apresentadas pelas pessoas e comunidades atingidas e o princípio da centralidade da vítima, importante pilar da reparação integral.

Além de rejeitar a proposta encaminhada pelas IJs, a empresa afirmou no documento que “a função do pagamento emergencial já foi cumprida e que não faz sentido acrescentar novos atingidos enquanto recebedores do auxílio”. O documento também diz que “a nova proposta extrapola a função de reparação alcançando funções de assistencialismo”. 

Uma contraproposta foi apresentada pelos advogados da empresa que consiste em: 

  • Somente continue recebendo algum tipo de auxílio emergencial aquelas pessoas que já recebiam 100% do auxílio em vigor;
  • Que os critérios continuem sendo os já estabelecidos na audiência judicial de 28 de novembro de 2019;
  • Que o auxílio tenha duração de seis meses, sendo que nos primeiros 4 meses seja de 75% do valor, em março de 2021 o valor caia para 50% e, por último, uma parcela de 25%. 

É importante ressaltar que ainda não há nenhum acordo que possa dar como válida a nova proposta apresentada pela Vale. A audiência de tentativa de conciliação está marcada para 23 deste mês. Portanto, ainda não há nenhuma decisão judicial, cabendo ao juiz decidir sua posição após as audiências de conciliação.  

Categorias de conteúdo