NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nacab apresenta resultados da análise do solo em reuniões com as pessoas atingidas

Cartilhas foram enviadas para as comissões e estão sendo debatidas em encontros tira-dúvidas

A Assessoria Técnica Independente Paraopeba Nacab finalizou, no primeiro semestre deste ano, um importante estudo para avaliar o solo de todos os municípios e comunidades da Região 3 impactados pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. As amostras de solo foram coletadas em novembro de 2020 e após uma rigorosa análise em laboratório, feita pela Tommasi Ambiental, esses dados foram organizados em relatórios e cartilhas e já estão sendo entregues às pessoas atingidas. 

Após a divulgação dos resultados gerais encontrados pelo estudo, foram preparadas cartilhas que detalham os danos ao solo na área de abrangência de cada uma das comissões. A partir da entrega destes materiais, o Nacab tem realizado reuniões de devolutiva para apresentar e tirar dúvidas a respeito do estudo. 

“A entrega das cartilhas e realização das reuniões com as comissões têm sido fundamentais para maior alcance das informações levantadas no estudo realizado pelo Nacab. O solo da região 3 sofreu sérios danos com a deposição do rejeito e é importante que as populações atingidas entendam quais foram esses danos em suas localidades”, destaca a especialista da área Socioambiental da ATI Paraopeba, Dayane Lopes. 

Vale lembrar que a pesquisa foi feita a partir de uma metodologia de amostragem, que possibilita apontar a situação do solo em toda a Região 3. Isso significa que os resultados de onde houve a coleta de solo servem também para as propriedades e localidades onde não houve coleta. 

As cartilhas elaboradas para essa fase da devolutiva trazem informações específicas sobre a presença ou não de contaminantes em cada comunidade e as recomendações de uso do solo. Para ampliar o acesso a esse material – já enviado diretamente a todas as comissões – disponibilizamos todas elas abaixo. Clique no nome de sua comissão/comunidade para acessar: 

Esmeraldas

Pará de Minas

Fortuna de Minas

Paraopeba

Florestal

Maravilhas

Papagaios

Pequi

São José da Varginha

Texto: Bárbara Ferreira e Raul Gondim
Assessoria de Comunicação

Categorias de conteúdo